Falando sério #1: Eu acho que o "Caso Isabella Nardoni"...



é um caso isolado. Explico.
Concordo que seja um caso chocante, que instiga uma certa raiva, mas ele exatamente chama atenção porque? Por ter acontecido junto a uma família de classe média alta, presumo. Alguém ouviu falar sobre um menino de 11 anos que morreu baleado na cabeça na Zona Leste de São Paulo? Ou então o de 5 anos que foi baleado numa favela no subúrbio do Rio de Janeiro? O que eu quero dizer é que está sendo feito um estardalhaço desnecessário por conta de um crime (que por mais chaocante que tenha sido) é mais um, como tantos que acontecem todo dia, os noticiários (independentemente do canal) fazem reportagens que só faltam acompanhar a freqüência cardíaca do casal. Esse caso me lembra Suzane Von Richtofen que matou os pais por motivo torpe¹ e também vinha de família de Classe Média Alta e foram feitas inúmeras reportagens em cima até que caiu no esquecimento.

O que as emissoras parecem esquecer é que usam o momento de sofrimento da família para acirrar uma estúpida briga por audiência, vendo quem vai dar a "novidade" sobre o caso primeiro, com jornalistas de plantão na porta de delegacias e promotorias de justiça a espera de novidades, como um cão farejador em busca da caça. O que eu particularmente acho a respeito é que realmente foram o pai e a madrasta que, com uma frieza de espírito assustadora, assassinaram a menina. Quem viu os depoimentos dos mesmos exibidos no Fantástico e posteriormente o da mãe da menina, se convence disto, além do número de provas e indicíos levantados, que fazem com que não restem suspeitas sobre quem efetivmente assasssinou a menina. Ainda considerando um fato isolado, espero que justiça seja feita, que se possa punir os culpados e principalmente que a imprensa (apesar de eu ser um acadêmico de Jornalismo) deixa a família sossegar um pouco e pelo menos tentar digerir a situação, porque com isso sendo falado em qualquer noticiário com a freqüência que vem sendo feito, considero praticamente impossível de conseguir esquecer alguma coisa.
E, caso algum queira, a Cobertura Completa do Portal G1 do Caso Isabella, pode ser acessada por este link.
¹MOTIVO TORPE: É o moralmente reprovável, demonstrativo de depravação espiritual do sujeito. Torpe é o motivo abjeto, desprezível

3 comentários:

  Patie

13 de maio de 2008 às 19:46

Me dá nojo disso. E tem gente que precisa mesmo de uma desculpa pra matar trabalho, aí fica lá na frente da delegacia...

Odeio o "cidadão de bem".

  Raquel

14 de maio de 2008 às 20:23

Pois é... vários pareceres acerca de um caso duvidoso, por isso passível de várias interpretações.

Sim, é uma situação isolada. Classe méia alta, uma menina linda, um crime hediondo. Porém, está servindo para chamar a atenção do homem. EStamos perdendo a característica que nos separa dos animais: a racionalidade.
Seja essa perda provocada por um julgameno precipitado ou por um crime brutal.

Extremamente complicado.

  e.s

14 de maio de 2008 às 20:39

isso que me incomoda, MUITO, na imprensa. essa necessidade extrema de usar a dor das pessoas para ganhar audiência.

e acho ridículo as pessoas que rondam a casa do casal para gritar e fazer escanadalo. isso não trará a menina de volta à vida. é só para aparecer, pq sabem que a imprensa estará lá.

como você disse, isso acontece em vários lugares, infelizmente, pelo Brasil a fora. mas o fato da grana, sempre influencia.

é por essas e outras, que a imprensa brasileira tem muito a crescer e, quem sabe assim, o povo amadureça um pouco.