Quem (e porque) são seus heróis?


Desde moleque, sempre tive o Batman e o Homem Aranha como meus heróis. Não só por toda fantasia dos dois mundos, como a imponência de um e o balançar entre prédios do outro. Eles era acima de tudo humanos, esse era (e é) o diferencial que me cativa em cada um deles, tendo seus ideais e motivos para fazerem e serem o que são que, ainda similares, são distintos.
Nisso eu me sentia um pouco diferente de outras crianças, mas não inferiorizados, já que els tinham como seus heróis bombeiros, policiais ou até mesmo o próprio pai, que no caso do meu, nunca foi algo que eu pudesse dizer que ele é ou foi um herói pra mim. Diferente mas não inferiorizado, meus heróis usavam uniformes bonitos, tinham "armas especiais" (pra não chamar de "super poderes"), eram queridos não só por mim mas por nações e eram verdadeiros justiceiros onde atuavam, o orgulho de um povo, enquanto os outros se apegavam a bombeiros, bravos combatentes do fogo, mas que ninguém conhecia, um trabalho que não tinha reconhecimento, mas que mesmo assim não fazia deles melhores ou piores que alguém que surge no meio da noite e captura mal-feitores.
Interessante é pensar -dentro deste contexto- que adultos também tem os seus heróis, que neste caso é um personagem histórico ou alguém do tipo. Che Guevara é o melhor exemplo disso. Nunca vi tanta gente ostentando camisetas, aparatos de todos os tipos que neles apareça o rosto de Che Guevara. Mas eu sempre me pergunto porque logo ele? Um Argentino (que até onde eu me lembro, o povo que é o eterno rival Tupiniquim) que foi um dos líderes da Revolução Cubana coisa que pelo menos metade (pra não ser muito exagerado) não faça sequer idéia que exista ou, se sabe que existe não sabe que dela ele participou. Mas, sendo este herói um Revolucionário, um "figurão da história", porque não estamparmos nossas camisetas com uma imagem de D. Pedro I, que proclamou a Independência do País, ou com Princesa Isabel, que (antes tarde do que nunca) assinou a Lei Áurea. Acho que entendo porque, é que é de costume do país, ser patriota a cada quatro anos, quando a Seleção vai disputar uma Copa do Mundo que, quando decepciona, o país já não presta mais mesmo.

10 comentários:

  Thaíssa Vasconcelos

24 de junho de 2008 às 13:31

Meus heróis nunca foram nenhum desses...ainda sou do tempo em que os heróis eram os pais.

  Thais

24 de junho de 2008 às 16:04

eu nunca tive hérois(talvez seja pq sou menina),mas sempre gostei do homem aranha,eu até comprei o album de figurinha hahahahah
um abraço e comente no meu ok
se pude claro:http://thaischagass.blogspot.com/

  Rafaele

24 de junho de 2008 às 16:19

"Meus heróis morreram de overdose..."

Che? Achva o tolo, mas gostava da estampa classica!
I LOVE Batman! The best! Fodão e rico! Perfeito rsrs
Homem-Aranha? Meio gay demias para mim...fica enrrolando a Mary Jane coitada...

*minha net é ruim, sempre alguém responde antes o tópico daí tenho que sair correndo pra responder os outros blogs... hehe, valeu a força.

Bjo

  Daniel Araujo

25 de junho de 2008 às 08:20

Che é herói por representar uma militância esquerdista. O que, a bem da verdade, é motivo de tristeza, e não de glória.

  Pierre

25 de junho de 2008 às 08:22

Muitas pessoas o tem como "herói" por ser um revolucionário...

Se possível, da uma passada la no meu tb...
http://ogrobo71.blogspot.com/

Abç's !

  Carlos Macêdo

25 de junho de 2008 às 09:00

Lendo o post lembrei daquela frase mais que usada: "Infeliz a nação que precisa de heróis."
hehehehehehehhehe

Todos somos heróis... pra viver nesse mundo louco...

flw!

  Müller

25 de junho de 2008 às 10:28

Se ainda tiver essas fotos (das baratas na garrafa de Pepsi), manda pra gente, que postaremos (com o devido link) com o maior prazer.


www.meninobuxudo.com

  Lokassio é...

25 de junho de 2008 às 10:47

Cara, estou para ler O Diário de Che Guevara. Peguei este livro do meu pai, que admira muito esta personalidade.

Gostei do seu blog cara.

Muito obrigado por comentar no Botecast!

  Izze.

25 de junho de 2008 às 20:44

Ué, as pessoas usam camisetas do Che pq acham ele bonitinho. =B
A estampa é bonitinha.

Por isso acho que nem D. Pedro I, nem princesa Isabel fariam sucesso se tivessem camisetas com seus rostos estampados nela. Nenhum dos dois era... apreciável fisicamente. xD

  Fada Safada

26 de junho de 2008 às 11:08

Oi, Léo
Este Che era um babaca.
Gatinho, mas babaca.
Fez medicina e nunca exerceu.
Nasceu na Argentina e foi bagunçar a vida alheia em Cuba.
Era "tri" amigao do Fidel.
Pobres cubanos!! Só agora se desvencilham do massacre Marxista-Leninista.

Che e Olga Benario são exemplos de jovens loucos, ingênuos e kamicakes.
Que eu saiba o Batman e o Aranha JAMAIS machucaram um inocente.

Fada agradece a visita.

(mas verificação de palavras??? é o ó)