Como manipular as massas...


com João Emanuel Carneiro em parceria com a Rede Bobo.

Não que eu seja um noveleiro em potencial, mas os acontecimentos do capítulo de ontem da Novela (e o falatório que gerou) me motivaram a escrever esta postagem.

Flora assume para Donatela que matou mesmo Marcelo. Flora promete que vai acabar com Donatela. Donatela relembra o passado. Lara desabafa com Gonçalo e Irene sobre a forma como falou com Donatela, ao acusá-la de assassina.
Via A Favorita (Site Oficial)



O que o povo pensou durante meses ser uma coisa, se mostrou o oposto. Foi o suficiente para que na manhã de hoje eu pudesse ouvir não jum, mas várias pessoas comentando que foi uma e não a outra que fez não sei o que.
O real motivo de eu estsar escrevendo isso é a meu profundo (e sincero) repudio a esse tipo de coisa, que não deixa de ser uma manipulação. Incutir uma coisa na cabeça das pessoas a ponto de fazer elas acreditarem naquilo (ainda que seja apenas uma obra de ficção) e depois simplesmente mudar o rumo das coisas, fazer todo mundo pagar de otário, aquele alguém, que passa horas na frente da televisão, espraguejando um ou outro, por não saber discernir realidade de ficção.
O povo é mesmo muito tolo, se deixar envolver por uma coisa que em nada acresce no fim das contas, o povo que assiste televisão religiosamente, é o mesmo povo que não lê, que senta a bunda na cadeira e só reclama e não se mexe pra revindicar qualquer coisa e fica esperando que as coisas caiam do céu.
O povo é facilmente manipulável, basta transmitir qualquer coisa por meio da "caixinha" que o povo diz amém, é Lei. Este é um dos problemas desse país, ficam dando asas à cobras e daí da nisso.

5 comentários:

  Raquel

7 de agosto de 2008 às 10:16

Ah, Léo... todo mundo gosta d eum belo mistério. Não é à toa que um dos personagens mais famosos da história da literatura e do cinema é Sherlock Holmes.

Se o "desfecho" fosse condizente com tudo o que os telespectadores pensavam, a Rede Globo seria acusada de mesmice.

Não se pode agradar a todos... e eu não critico a Globo, ainda quero trabalhar lá hHHAHAHA

  Rodrigo Dias

10 de agosto de 2008 às 19:50

Concordo com a Raquel: mistério é bom pra caramba e um desfecho que saia da mesmisse é melhor ainda.

Não sei como anda a novela, então não tenho muito o que criticar. Porém, ultimamente, a Globo tem deixado de fazer novelas envolventes.

  Izze.

11 de agosto de 2008 às 10:02

Eu sabia desde o começo que a Flora era assassina. =B

E esse negócio de fazer o telespectador achar uma coisa quando na verdade é outra é o que faz com que as novelas ainda sejam o produto mais consumido no país.
Novela é o mesmo que literatura, é uma história, algo pra entreter. A única diferença é a qualidade.

A novela já vem mastigada, praticamente digerida pro público. Já a literatura exige um certo trabalho do cérebro para que haja compreensão. Por isso, num país como o Brasil, com povo preguiçoso que tem, a novela prevalece. Fazer o que...

  Bruna

12 de agosto de 2008 às 00:58

eu odeio essa novela.

  Sam

13 de setembro de 2008 às 07:34

Este comentário foi removido pelo autor.